Prospecção

Sísmica de Reflexão

Recorre-se à Sísmica de Reflexão quando é necessário obter informação relativa às formações geológicas subjacentes ao fundo do mar no contexto da concepção, dimensionamento e fundação de obras marítimas, tais como emissários submarinos, molhes, esporões, pontões, cais, ou quando há necessidade de avaliar os volumes de dragagem ou de desmonte de rocha ou ainda, os volumes de areias disponíveis na plataforma continental próxima, designadamente para a alimentação artificial de praias.
Com recurso a algoritmos adequados, os registos de sísmica são objecto de análise por parte de especialistas em geologia marinha. A determinação das espessuras das camadas de sedimentos não consolidados (lodos e areias) e consolidados e a identificação das interfaces rochosas sobre as quais assentam e os perfis das estruturas geológicas e da sua sequência estratigráfica, são exemplos de resultados habitualmente fornecidos aos clientes.

Sondagem Mecânica

A caracterização da camada superficial de sedimentos do fundo nos primeiros metros, pode ser completada por sondagem mecânica executada por mergulhadores recorrendo a equipamento apropriado.
Quando a dimensão dos Projectos assim o justifica, a empresa dispõe do saber fazer necessário para mobilizar meios mais pesados para sondagem geológica em meio aquático com recurso plataformas de furação, ou de navios maiores, usando Vibracore.
Também no âmbito da prospecção geofísica, podem-se viabilizar estudos conducentes ao conhecimento de estruturas geológicas de grande escala, como a prospecção de gás natural e petróleo, recorrendo a técnicas como a sísmica de reflexão multicanal ou sísmica de refracção.