Cartografia

Levantamentos Hidrográficos e Topográficos

Os levantamentos hidrográficos realizam-se quando é necessário conhecer as profundidades de um local e o tipo de configuração da orografia dos fundos ou quando há necessidade de se actualizar a informação disponível, seja para projectar e construir estruturas marítimas (portos, complexos industriais costeiros, protecções de praias, etc), seja para estudos nos domínios de cálculo de modelos de propagação da maré ou das ondas (ex: previsão de comportamento de ondas de tsunami), seja para assegurar as condições de navegabilidade segura e de manobra dos navios, definindo áreas e volumes a dragar.
Os levantamentos topográficos completam a aquisição dos dados orográficos nas porções húmidas e emersas das áreas em estudo, onde não é possível navegar.

Levantamentos com Sonar de Varrimento Lateral

A aplicação da técnica de Sonar de varrimento Lateral complementa o levantamento hidrográfico pois fornece uma informação qualitativa dos fundos. Este equipamento, que é geralmente rebocado pela embarcação, adquire imagens acústicas que são semelhantes a “fotografias aéreas” do fundo, permitindo definir e georreferenciar estruturas afundadas (aeronaves, navios, contentores, amarras, etc), inspeccionar as partes submersas das obras marítimas, taludes de enrocamento de molhes portuários, pipe-lines, gasodutos, amarrações de estruturas e ainda definir as fronteiras entre rocha e areia, areia e lodo, etc.

Levantamentos com Magnetómetria

Nas buscas a estruturas submersas que se pretenda localizar e cartografar, também é comum recorrer-se a magnetometria, pois este método permite detectar as massas férricas passíveis de criarem uma anomalia magnética no campo magnético do local, como sejam pipe-lines, navios afundados, amarras de ferro e outras estruturas.
Esta técnica permite a obtenção de resultados mesmo nas situações em que o que se pretende descobrir esteja coberto por sedimentos subaquáticos e não seja detectado com sonar lateral ou com inspecções com ROV "Remote Operated Vehicle", ou mergulhadores. As operações com magnetómetros são semelhantes às realizadas com sonar de varrimento lateral.